Projeto de Deus

Projeto de Deus

imprimir

"EIS QUE A VIRGEM CONCEBERÁ, E DARÁ À LUZ UM FILHO, E CHAMÁ-LO-ÃO PELO NOME DE EMANUEL, QUE TRADUZIDO É: DEUS CONOSCO." MATEUS 1:23

O nascimento de uma criança é motivo de festa e alegria. Aquele rostinho delicado, lindo e encantador arranca sorriso de todos. E creio que com Jesus não foi diferente. Houve felicidade, risos e a certeza da presença de Deus na vida daquele pequeno bebê. Lindo presente de Deus na vida de José e Maria.

Jesus foi gerado na barriga da jovem e obediente Maria, tendo como seu pai o temente e justo José. Quis Deus que o seu Filho amado nascesse e crescesse dentro de uma família. Isso me encanta e me faz sempre refletir e entender que família é algo maravilhoso, grande presente de Deus para as nossas vidas. Cada família tem o seu jeito de viver, sua cultura, sua tradição. E a junção de duas pessoas no casamento é a soma de valores, de pensamentos, de visão. Que é refletida nos filhos, durante o seu crescimento e desenvolvimento.

José representa liderança paterna, demonstrando o cuidado e amor com Maria e com Jesus.

Se mostra um marido que faz questão de ter sua esposa ao seu lado. É o pai presente ensinando os caminhos a Jesus. Nota-se que as pessoas tratavam Jesus como filho do carpinteiro, ou seja, referenciando-o ao seu pai. E esse pai que era justo, certamente era referência no dia a dia. Os olhos de Deus estavam sobre José, sabendo que aquele homem era reto e temente, características que agradam o coração de Deus.

Maria se mostra mulher sábia, aceitando a posição de mãe e serva do Senhor, sabendo que foi escolhida pela graça e misericórdia de Deus, pois antes da fundação de tudo, Jesus já era o que havia de vir, já estava na presença de Deus, pois foi gerado do próprio Pai. Mas se fazia necessário uma virgem, para mostrar todo o poder e majestade de Deus, e essa escolhida precisava estar debaixo da obediência do Senhor, pois seria responsável por cuidar e amparar o Filho de Deus. Uma missão difícil, mas que foi aceita e executada com muita fé em Deus, tanto por Maria, quanto por José.

A família de Jesus me encanta. Maria se mostra uma mulher presente e querida pelas pessoas. Sua prima Isabel a recebe em sua casa antes do nascimento de João. Quantas pessoas de nossas famílias visitamos durante o ano? Quantas vezes queremos estar com a nossa família? Note que a maioria das famílias se reúnem somente em velórios. Infelizmente é uma verdade em nossos dias, deveria ser diferente, mas o "tempo" não permite. Com isso as pessoas estão partindo e muitas vezes fica somente a saudade e aquele vazio de querer ter feito, estado junto, abraçado mais. Esteja junto e perto de quem você ama, não deixe para amanhã.

Há pessoas que evitam esses momentos de reunião, de visitação, de proximidade pois tem problemas de relacionamento com outros familiares. Aconselho que tenha cuidado com esse tipo de pensamento e comportamento. Precisamos entender que a instituição família é de suma importância para o Reino Celestial, pois o inimigo irá atacar sempre para buscar as divisões nos lares, para levar a ruína aqueles que não entendem o valor dos laços familiares. O que temos de fazer é orar, dialogar uns com outros e colocar nossos entes queridos nas mãos de Deus, para que ele nos dê o rumo correto para sermos pessoas melhores, dentro e fora dos nossos lares, entendendo a importância de vivermos em paz dentro de nossas famílias.

Viver em paz não significa concordar com tudo, mas sim entender os variados pontos de vista. Iremos conviver com pessoas de pensamentos e atitudes contrárias as nossas. Devemos ter sabedoria ao falar e expor nossos pensamentos e opiniões. Infelizmente há pessoas cristãs que não sabem se expressar, e ao invés de apresentar Cristo para as pessoas de suas famílias acabam por fazer essas pessoas ficarem chateadas, magoadas, pois as colocações são feitas de forma indevida ou mesma agressiva. Oremos por sabedoria, entendimento e inteligência.

Cultive o amor em seu lar. Entregue sua família todo dia nas mãos de Deus. Em todo tempo. Sem cessar. Tenha como prática o respeito, a paciência, a sabedoria. Que reine a paz e que cresça o amor.

Pais, amem e tenha paciência com os seus filhos. Cuide deles dentro da doutrina do Senhor, ensine-lhes os caminhos corretos, apresente Cristo todo dia a eles. Lembre-se que o primeiro exemplo que um filho tem são os seus pais.

Filhos, amem e obedeça a seus pais. Respeite-os e ore a Deus em agradecimento pelo seu lar, pela sua família. Busque a Deus em todo tempo e respeite as doutrinas vindas do Senhor.

Famílias, vocês são projeto de Deus, nunca esqueçam isso. Prezem pela união. Suportai-vos com paciência. Tenham fé e busquem uma vida de paz, amor e alegria.

Que Deus conceda amor, paz e muita fé nos lares, nas famílias já existentes e nas que estão a se formar. Que Jesus possa nascer todos os dias nos corações, para que os lares se frutifiquem cada vez mais.

Graça e paz!

Valmir Ferreira

Jubrac Perdões MG